Sanofi
Prevenir a prisão de ventre

PREVENÇÃO DA PRISÃO DE VENTRE

Conselhos para prevenir a prisão de ventre

Um estilo de vida saudável, junto com uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercício físico e a minimização do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco podem ajudar a prevenir a prisão de ventre. De igual forma, evitar situações de stress e ansiedade e não contrariar a vontade de ir à casa de banho também podem ser bons aliados na prevenção da prisão de ventre.

• Tome o pequeno-almoço: ajuda a estimular o movimento dos intestinos
• Disponibilize tempo para ir à casa de banho: a melhor altura é de manhã cedo ou 30 minutos após cada refeição. Tente ter tempo suficiente para esvaziar os seus
intestinos e ter privacidade suficiente para se sentir realmente à vontade durante a ida à casa de banho.
• Ingira líquidos em quantidade suficiente: deve beber pelo menos 1,2 litros de água por dia (6 a 8 copos) – isto estimula um bom funcionamento do sistema digestivo e faz com que as fezes fiquem macias. Modere a ingestão de bebidas que contêm cafeína e beba água, sopa e sumos diluídos.
• Ingira 18 a 30 gramas de fibras por dia: precisa de fibras para dar volume às fezes – estas absorvem água e mantêm as fezes macias. Tente comer diariamente 5 porções de fruta e vegetais, juntamente com alimentos ricos em fibra em todas as refeições. Entre os alimentos que contêm muitas fibras estão, nomeadamente, pão integral, arroz integral ou cereais integrais.
• Pratique exercício físico regularmente: pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia ajuda a manter uma evacuação regular. Pense, por exemplo, em fazer caminhadas a um ritmo acelerado ou nadar.
• Consulte ao seu médico se tomar medicamentos que lhe causem prisão de ventre: o seu médico pode ajustar a dose ou receitar-lhe um outro medicamento.
• Coma fruta ou beba sumos que contenham sorbitol: por exemplo, ameixas ou alperces secos. Não exagere na quantidade, porque podem ter um efeito muito forte.
• Não ignore ou lute contra a vontade de ir à casa de banho: isto pode, nomeadamente, fazer com as fezes fiquem mais secas e provocar prisão de ventre se essa situação ocorrer com muita frequência.
• Mantenha os níveis de stress sob controlo e aprenda a relaxar: stress e alterações relacionadas com a rotina diária podem influenciar a evacuação.
• Trate as hemorróidas: Consulte um médico ou um farmacêutico se tiver hemorróidas dolorosas, mesmo com fezes macias.

Na entrevista sobre prisão de ventre o Dr. Pedro Norton fala sobre prevenção da prisão de ventre. Caso tenha questões que queira ver esclarecidas também pode visitar a página dulcolax.pt ou entrar em contacto com a redação de alivioprisaodeventre.pt.

Está prestes a sair do website Alivioprisaodeventre. Ao clicar no botão ”Ok” será direcionado para outro website onde os termos e condições podem ser diferentes das do website Alivioprisaodeventre. Deseja continuar?