Sanofi
Tratar a prisão de ventre com laxantes

UTILIZAÇÃO DE LAXANTES

Laxantes no alívio da prisão de ventre

Para prevenir a prisão de ventre tem de esforçar-se para melhorar o estilo de vida. No entanto, também pode escolher uma solução a curto prazo, uma vez que as alterações do estilo de vida podem demorar algum tempo até fazerem efeito.
Quando pretende uma solução a curto prazo para a prisão de ventre, um laxante pode ser a solução. Os laxantes atuam rapidamente e podem ser eficazes no alívio da prisão de ventre, regularizando a evacuação, para que possa voltar a ir à casa de banho sem problemas.

Os laxantes tornam as fezes mais macias no intestino grosso e ativam os movimentos peristálticos (movimento do intestino), de modo a facilitar a expulsão das fezes. Existem vários tipos de laxantes que ajudam no tratamento da prisão de ventre.
Um laxante osmótico atua através do transporte de água. Em geral, demoram um pouco mais de tempo a fazer efeito do que se forem utilizados produtos sob a forma de comprimidos. Os laxantes osmóticos aumentam a quantidade de água no interior do intestino, amolecendo as fezes. Em geral, fazem efeito após 1 a 3 dias. Um exemplo deste tipo de laxantes é Dulcosoft®.
Antes de utilizar um laxante osmótico, leia atentamente o folheto informativo.
Se não é capaz de ir à casa de banho para evacuar há já algum tempo, então pode ser aconselhável um laxante de contacto. Este tipo de laxante atua nos músculos do intestino grosso estimulando a sua contração, de modo a que as fezes sejam empurradas. Também atuam na absorção de água para amolecer as fezes.
Exemplos deste tipo de laxante são: Dulcolax® comprimidos, Dulcolax® supositórios®, e Dulcogotas®.
Antes de utilizar um laxante de contacto, leia atentamente o folheto informativo.
Se sofrer de fezes secas, duras e difíceis de evacuar mas, ainda assim, consegue ir à casa de banho, então um laxante emoliente pode aliviar os sintomas. Este tipo de laxante actua lubrificando e tornando as fezes mais macias e fáceis de expulsar.
Antes de utilizar um laxante emoliente, leia atentamente o folheto informativo.
Atuam aumentando o volume das fezes, de modo a estimularem os músculos intestinais para as moverem. Ajudam a reter água, por isso, deve tentar beber o suficiente (pelo menos 1,2 litros por dia). Estes fármacos estão disponíveis sob a forma de pó (granulado) para dissolver em água ou de comprimidos/cápsulas. Pode demorar alguns dias até fazerem efeito.
Antes de utilizar, leia atentamente o folheto informativo.
Siga sempre as instruções do folheto informativo que vem dentro da embalagem. Geralmente os laxantes devem ser utilizados como uma solução a curto prazo (3 dias seguidos) e ser interrompidos assim que a prisão de ventre esteja resolvida. Contudo, se sofrer de prisão de ventre como consequência de um outro motivo médico ou de efeitos secundários da toma de medicamentos, então poderá ser necessário utilizá-los durante mais algum tempo. No entanto, isto apenas deve ser feito sob a vigilância de um médico ou de um especialista.
Através de uma alimentação saudável e da adaptação do estilo de vida, praticando exercício físico regularmente pode ser alcançado um efeito duradouro. Um laxante é apropriado quando pretende ter uma solução rápida para a prisão de ventre. Quando utilizado seguindo as indicações no folheto informativo é um método de tratamento eficaz, por isso leia sempre com atenção as instruções do folheto informativo. A utilização prolongada devido a um outro motivo apenas deve ser feita sob indicação médica. Caso os problemas intestinais persistam, é aconselhável consultar o médico.

Na entrevista sobre prisão de ventre o Dr. Pedro Norton fala sobre a utilização de laxantes para o tratamento da prisão de ventre. Caso tenha questões que queira ver esclarecidas também pode visitar a página dulcolax.pt ou entrar em contacto com a redação de alivioprisaodeventre.pt.

Está prestes a sair do website Alivioprisaodeventre. Ao clicar no botão ”Ok” será direcionado para outro website onde os termos e condições podem ser diferentes das do website Alivioprisaodeventre. Deseja continuar?