Sanofi
Prisão de ventre e férias

FÉRIAS E PRISÃO DE VENTRE

Saiba porque pode ocorrer prisão de ventre durante as férias

A frase “Estou mesmo a precisar de férias!” é dita muito frequentemente. Mas as férias podem ser um fator importante que agrava a prisão de ventre o que pode até ter uma causa psicológica.
Para lidar com a prisão de ventre e outros imprevistos, é muito importante ter um estojo de viagem completo com os produtos indispensáveis.

Quando vai de férias, a rotina altera-se e isto pode afetar a frequência de evacuação.
A utilização de casas de banho públicas não deveria ser um problema se estas estiverem bem higienizadas. No entanto, para evitar que os outros reparem, pode tentar evitar a ida à casa de banho, retendo voluntariamente as fezes, o que pode levar a prisão de ventre.

Quando viaja, além do problema de uma casa de banho diferente, o stress das férias antes da partida ou durante as férias também não ajuda. Preocupar-se com a documentação necessária e longas filas para o check-in também podem ser uma causa de stress nas férias.

O ideal é tentar adaptar-se-se o mais rapidamente possível às situações com que se depara, tentando manter o seu ritmo intestinal habitual.
Quando está fora de casa os hábitos alimentares podem alterar-se, o que pode dificultar a evacuação.
Assim, para evitar a prisão de ventre, não salte refeições e tente alimentar-se corretamente, principalmente ao acordar. Um pequeno almoço com muitas fibras põe os intestinos a funcionar e estimula a evacuação, por isso a fruta e o pão integral são uma boa aposta.

Durante o verão, e principalmente se viajar para países mais quentes, é necessário ingerir muitos líquidos. Beber água é a melhor opção, mas cuidado com a água da torneira, pois em alguns países não é potável e pode causar diarreia. Adicionar um pouco de azeite às suas refeições também pode ser benéfico, pois a gordura pode ter uma função lubrificante nos intestinos facilitando a evacuação.

Se viajar para destinos de férias com práticas de higiene alimentar pouco adequadas coma alimentos crus, descasque sempre a fruta, não coma gelados sem embalagem, não utilize gelo nas bebidas e apenas utilize garrafas de água se estas estiverem seladas.

E não permaneça muito tempo sentado na sua cadeira de praia, tente manter um estilo de vida ativo: jogue voleibol de praia, faça uma caminhada e desfrute das suas merecidas férias sem problemas de evacuação.
Pode tratar a prisão de ventre em férias da mesma forma que em casa: ingerir muitas fibras, beber muitos líquidos e fazer exercício físico frequentemente. Também deve reservar um tempo adequado para ir à casa de banho e quando o fizer deve estar tranquilo - se necessário, pode até levar um livro ou um smartphone para se distrair e relaxar.
Para quem gosta de férias ativas, é importante preparar um estojo de viagem, que esteja sempre à mão, de modo a conseguir controlar pequenos imprevistos que possam surgir e continuar com os seus planos. Aqui ficam alguns dos produtos mais úteis:
• Protetor solar
• After sun
• Medicamento para a prisão de ventre
(conheça a gama Dulcolax em www.dulcolax.pt)
• Medicamento para a dor de barriga – antiespasmódico (conheça a gama Buscopan em www.buscopan.pt)
• Analgésicos
• Medicamento para a diarreia
• Medicamento para a azia
• Produtos desinfetantes
• Pensos rápidos
• Pomada anti-inflamatória
A prisão de ventre, durante as férias, é frequentemente causada por uma combinação de diversos fatores: está fora do seu ritmo diário e quando está de férias aparecem no menu alimentos diferentes daqueles a que está habituado em casa, o que pode afetar a sua digestão.
Também fatores psicológicos são uma causa da ocorrência de prisão de ventre em viagem: não está em casa, na sua casa de banho, e sente-se por isso menos seguro e menos confiante, não evacuando como habitualmente.

Caso ainda tenha questões que queira ver esclarecidas também pode visitar a página dulcolax.pt ou entrar em contacto com a redação de alivioprisaodeventre.pt.

Está prestes a sair do website Alivioprisaodeventre. Ao clicar no botão ”Ok” será direcionado para outro website onde os termos e condições podem ser diferentes das do website Alivioprisaodeventre. Deseja continuar?