Sanofi
Problemas intestinais

PROBLEMAS INTESTINAIS

Os problemas intestinais afetam a sua qualidade de vida

Os sintomas de problemas intestinais podem ser muito diversificados, entre os quais prisão de ventre (obstipação), gases (flatulência), cólicas abdominais, diarreia, fezes duras ou evacuação dolorosa e sensação de barriga inchada. Estes sintomas podem fazer com que se sinta mal, afetando a sua qualidade de vida.

Os sintomas intestinais podem ter as mais variadas explicações. Na maior parte das vezes são consequência de uma erros e excessos alimentares, hidratação insuficiente, intolerância ou alergia a determinados alimentos, stress ou efeitos secundários de alguns medicamentos.

Algumas doenças do intestino são também uma causa importante destes sintomas, como é o caso da e da doença de Crohn ou da doença celíaca (intolerância ao glúten). Nestas doenças é sempre necessário ter acompanhamento médico.
Os problemas intestinais podem ser muito incómodos. Existem alguns conselhos que podem ser úteis:
• Ter uma alimentação saudável, pois uma dieta variada e sem excessos e rica em fibras ajuda a prevenir alguns problemas digestivos
• Mastiguar bem os alimentos e não comer muito depressa
• Manter uma ingestão suficiente de líquidos
• Praticar exercício físico regularmente
• Não fumar e evitar situações de stress
• Não contrariar a vontade de ir à casa de banho

Ao adotar estas medidas está também a reduzir a probabilidade de ter fezes duras difíceis de evacuar.
A inflamações intestinais podem ocorrer sob duas formas: aguda e crónica.

• As inflamações intestinais agudas são geralmente causadas por uma infeção, por exemplo, gastroenterite. Esta situação pode ser muito incomodativa para as pessoas que são por ela afetadas mas raramente é grave. No entanto, é sempre preciso ter em consideração o risco de desidratação, especialmente em crianças pequenas e idosos. Os sintomas mais frequentes são vómitos e diarreia.
Se os sintomas persistirem ou se se agravarem, então é sempre aconselhável procurar ajuda médica.

• A inflamação crónica dos intestinos causa, muitas vezes, sintomas durante toda a vida. As formas mais comuns de inflamação intestinal crónica são a doença de Chron e a colite ulcerosa. Juntas, estas duas formas também são denominadas de Doença Inflamatória Intestinal (DII).

Em ambas as doenças a predisposição genética desempenha um papel muito importante. Em estudos realizados em biópsias da mucosa intestinal foi demonstrada evidência de uma resposta imunitária ativa. Há também indicações de que o sistema imunológico está desregulado: está a agir contra o próprio organismo.
Ainda não são conhecidas as causas exatas da doença inflamatória intestinal. Os fatores genéticos têm um papel importante: em 5 a 10% dos casos os doentes têm um membro da família que também sofre desta doença. Relativamente a fatores ambientais, o stress não é provavelmente uma causa mas pode agravar os sintomas.

Adicionalmente, existem indícios de que um sistema imunológico debilitado pode ter como consequência a inflamação do intestino. Há indicação de que determinadas bactérias podem desempenhar um papel importante no aparecimento destes processos inflamatórios, que podem fazer com que o sistema imunológico fique desregulado e reaja contra o próprio organismo.
Tanto a doença de Crohn como a Colite Ulcerosa são inflamações intestinais e apresentam sintomas como diarreia, dor abdominal e barriga inchada.

Sinais e sintomas muito comuns na doença de Crohn:
• perda de apetite e perda de peso
• anemia devido a perda de sangue
• fezes líquidas ou diarreia por vezes com sangue
• feridas, fístulas e abcessos
• fadiga

Sintomas que são muito comuns na colite ulcerosa:
• dor abdominal por vezes com cólicas abdominais muito fortes
• diarreia, frequentemente com sangue
• febre
• pouco apetite e por vezes emagrecimento
• exaustão
• distensão abdominal
Muitas vezes os problemas intestinais mais simples podem ser tratados com um padrão alimentar adaptado e um estilo de vida saudável. Se tiver ocasionalmente problemas intestinais como prisão de ventre, sensação de inchaço ou flatulência, geralmente não é necessário ir ao médico.

No entanto, se os sintomas persistirem ou se tiver dores abdominais muito fortes ou se aparecer sangue nas fezes, então deverá pedir conselho médico. Isto também é aconselhável se for comum existirem problemas intestinais (crónicos) na sua família, de modo a que possa realizar um exame mais aprofundado para identificar a causa dos seus problemas intestinais.

Caso ainda tenha questões que queira ver esclarecidas também pode visitar a página dulcolax.pt ou entrar em contacto com a redação de alivioprisaodeventre.pt.

Está prestes a sair do website Alivioprisaodeventre. Ao clicar no botão ”Ok” será direcionado para outro website onde os termos e condições podem ser diferentes das do website Alivioprisaodeventre. Deseja continuar?