Sanofi
Prisão de ventre e stress

STRESS E PRISÃO DE VENTRE

Prisão de ventre e stress podem estar relacionados

Os intestinos são órgãos muito sensíveis que podem ser influenciados por fatores externos, entre os quais o stresse alterações na rotina diária. O stress pode influenciar o sistema nervoso que controla o funcionamento dos seus intestinos e assim causar prisão de ventre.

A prisão de ventre como resultado de um acontecimento isolado como, por exemplo, uma entrevista de emprego ou um casamento na maioria dos casos desaparece após alguns dias. No entanto, se o stress persistir durante um período prolongado pode levar à ocorrência de prisão de ventre crónica.
Os motivos para a ocorrência de prisão de ventre devido a stress podem ser tão simples como o facto de estar ocupado demais para ter tempo para ir à casa de banho ou a falta de privacidade (por exemplo, inexistência de fechadura na porta de casa de banho).
Pode parecer estranho mas: sofrer de stress pode levar a problemas de evacuação. As pessoas que sofrem de problemas psicológicos como, por exemplo, ansiedade ou depressão, também podem sofrer de prisão de ventre. Para tratar este problema, tem de ser identificada a causa doproblema psicológico.
Pode influenciar a prisão de ventre através de algumas técnicas para reduzir o nível de stress:
• Aprender a relaxar. É importante aprender a distanciar-se do stress e da pressão que a sociedade moderna lhe impõe. Tente ter todos os dias alguns momentos de descanso que o ajudem a relaxar.
• Ouvir um CD de relaxamento ou fazer ioga também pode ajudar. Outras maneiras de relaxar são tomar um bom banho de água quente ou ir cedo para a cama com um bom livro ou com a sua revista favorita.
• Reduzir o stress no trabalho. Se se sentir tenso porque a quantidade de trabalho que tem a fazer é grande demais, tente fazer uma melhor gestão da carga de trabalho, por exemplo definindo prioridades ou delegando uma parte do trabalho.
• Se estiver a sofrer devido a um conflito numa relação, fale com a pessoa em questão e diga-lhe como se sente. Proponha dispôr de tempo para falar sobre os problemas e possíveis soluções. Também é aconselhável falar sobre isso com amigos e familiares ou talvez pedir a ajuda de um profissional.
• Tentar evitar que a prisão de ventre seja uma fonte de stress. Muitas pessoas ficam preocupadas quando não conseguem evacuar todos os dias. No entanto, evacuar no mínimo três vezes por semana é considerado normal. Se se preocupar com a questão de poder estar a sofrer de prisão de ventre apenas pode piorar ainda mais o problema e resultar num ciclo vicioso.
• Se o stress for de tal ordem que ultrapasse a sua capacidade para o resolver, consulte o seu médico.
• Se tiver sintomas de Síndrome do Cólon Irritável (SCI), como cólicas abdominais, sensação de inchaço e obstipação que alterna com diarreia, então deverá consultar o seu médico.

Caso ainda tenha questões que queira ver esclarecidas também pode visitar a página dulcolax.pt ou entrar em contacto com a redação de alivioprisaodeventre.pt.

Está prestes a sair do website Alivioprisaodeventre. Ao clicar no botão ”Ok” será direcionado para outro website onde os termos e condições podem ser diferentes das do website Alivioprisaodeventre. Deseja continuar?